segunda-feira, abril 25, 2005

Chain mails

Recebi hoje mais um daqueles 'Chain Mails' que costumo apagar sem ler, mas desta feita resolvi rebater alguns destes pontos. A primeira coisa a dizer é que certamente o autor deste mail deve ter p'rá aí uns 20/22 aninhos e tem a mania que é 'eXperto':

Os sinais de que, já não estás jovem, acontecem quando (ficas 'Esperto'):

1- Fazer sexo no carro é um absurdo;
( não é absurdo, é menos frequente. Sabes, a malta 'velha' tem é casa...com muitas divisões..., e também não tem problemas em ir para um Hotel...pode pagar o alojamento)
2- Há mais comida do que bebidas, no frigorífico;
(a malta tem as bebidas na garrafeira, se quiser uma coisa mais fresquinha põe gelo, ou antecipa a refrigeração. Não há aquele espírito Lampião de ter o frigorífico atestado de cerveja...Cristal)
3- 6:00 da manhã, é quando acordas e não... quando vais dormir;
(vai uma apostinha que o menino se deita à meia-noite?!)
4- A tua música favorita toca num elevador;
(a minha música favorita data de um tempo em que eu não era ainda nascida)
5- Levas sempre um guarda-chuva e dás a maior importância, à previsão do tempo;
(não, gosto de arriscar!)
6- Os teus amigos casam-se e divorciam-se, em vez de começarem e terminarem;
(Wrong, continuam a começar e terminar; o casamento e o divórcio só acontece de facto porque já sabem assinar o nome, ou porque tiveram um ataque de juventude)
7- As tuas férias caem de 130, para 15 dias por Ano;
(se trabalhasse sabia que no mínimo existem 22 dias úteis de férias, e sobem exponencialmente se fizer parte do patronato e tiver jovens como tu a serem explorados em part-time)
8- Jeans e T-Shirt, já não são considerados roupa;
(Não, TAMBÉM são roupa. Também aqui os dogmas caem)
9- Chamas a polícia, porque o filho do vizinho não baixa o som(!?);
(os filhos dos vizinhos ainda não têm 'quereres', ou então são filhos do senhorio, e não convém chamar a polícia)
10- Já não sabes a que horas fecham as "roullotes";
(nem nunca soube, não tenho espírito de caminonista)
11- Dormir no sofá, dá cá uma puta duma dor nas costas (!?);
(acredite que depende mais do sofá)
12- Não dormes aquela sestinha, do meio-dia às 6 da tarde, durante a semana;
(isso não é juventude, é infantilidade...nos infantários é que os meninos dormem sestas prolongadas)
13- Vais à farmácia comprar Aspirina e anti-ácidos, em vez de preservativos e testes de gravidez; (não, quando tenho azia é por causa de mails destes, e para isso não há remédio; depois não compro preservativos na farmácia - são mais caros; se quiser saber se estou grávida vou a um laboratório)
14- Tomas o pequeno almoço... à hora do pequeno almoço;(sim, e se preciso for, deito-me outra vez)
15- 90% do tempo que passas em frente ao computador, estás mesmo a trabalhar (ou a dormir); (Olha, agora estou a responder a um anormal, não considero isto trabalho...é um prazer)
16- Deixas de beber sozinho em casa, antes de sair, para economizar dinheiro antes da noitada; (não percebi)
17- Não fazes noitadas, porque são... muito cansativas; (depende do conceito de noitada)
18- E o mais importante .... Lês este e-mail e procuras algum sinal que, não se aplique! (nenhum se aplica)
E para te vingares (não sou vingativa), aproveitas e mandas, este e-mail, para os cabrões dos teus amigos (desculpa, mas dou outros nomes aos meus amigos e sim envio-lhes o mail para verem o quão ridúculo se pode ser ou ter sido), para eles se lembrarem que, também eles estão velhos e... os bons tempos já foram! (Ok, jovem, continua a penar mais uns anos!)

Quadros que não precisamos de roubar

Aceitando a tua sugestão acabei por parar um pouco, captar a imagem, ligar 500 cabos, et voilá. Prometo que brevemente farei o mesmo com a aguarela.


sem título © António Azevedo Rua
óleo sobre tela (50cm x 20cm)

domingo, abril 24, 2005

Cenas da Vida Conjugal

Faz hoje precisamente uma semana estava eu, na amalgama labiríntica do El CorteInglés, no exercício de um dos meus passatempos favoritos - 'caçar e recolectar' livros, CD's e DVD's - e encontrei algo que há muito procurava e queria ver a cores e ao vivo - As Cenas da Vida Conjugal, do Bergman. Acompanhada que estava da minha progenitora, questionou-me o porquê daquele 'espalhafato' todo por causa de um DVD. Disse-me que tinha o livro (guião) lá em casa (Tinha! Eu exerci sobre ele o acto de caça e de recolecção) mas que nunca o tinha lido; disse-lhe que sabia que não o tinha lido pois caso contrário dificilmente teria chegado aos 37 anos de casamento, e que se não o leu até agora mais valia continuar a ignorá-lo.
Há coisas que são preferíveis que permaneçam ocultas nas nossas vidas. Eu, incauta e movida pela minha atroz curiosidade, li-o faz já uns tempos. O Livro de São Cipriano ao pé deste não passa de poesia. O filme torna-se menos poderoso que o guião pois a nossa capacidade de realização interior é sempre infinitamente superior. Como seria hoje a minha vida se os meus paizinhos tivessem tido a ideia de me levar a uma matiné das 'Cenas da Vida Conjugal', no arejado Verão de 75?! Provavelmente teria caído aí o mito da Vida Conjugal mesmo antes do mito do Samouco. É preciso ser-se de Bergman para conseguir um guião destes. Isto é cinema documental.


A génese da Nova Rede!