quinta-feira, março 03, 2005

Hoje Acordei Assim

Somos tanta coisa. Um dia acorda-se e é-se também egoísta! Ontem erámos tão só e apenas individualistas. Mas o pior não é acordar-se egoísta - o pior é acordar-se egoísta e gostar da sensação.
Através do egoísmo conservamos a nossa existência, sim, mas tiramos-lhe grande parte do seu sentido. Que sentido tem, como sugere J. Cortazár, 'cortar uma pata a uma aranha, mete-la num envelope, escrever Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, completar o endereço, descer as escadas aos saltos, e ir aos correios da esquina despachar alegramente a carta'? Só pode ter um sentido egoísta, e que nem para nós faz sentido. O egoísmo é uma espécie de non sense caseiro. Carta branca para fazer o que quiser. Um defeito é sempre criticavel, um feitio não.
Casos em que a Criatura saíu melhor que o Criador, disse-me o Criador.

"O motor principal e fundamental no homem, bem como nos animais, é o egoísmo, ou seja, o impulso à existência e ao bem-estar. [...] Na verdade, tanto nos animais quanto nos seres humanos, o egoísmo chega a ser idêntico, pois em ambos une-se perfeitamente ao seu âmago e à sua essência."

Arthur Schopenhauer, in "A Arte de Insultar" (Citador)

segunda-feira, fevereiro 28, 2005


Henri Cartier-Bresson, USA-1946, Truman Capote